terça-feira, 2 de outubro de 2007

Os solos e a a agricultura

Com o crescente aumento da população mundial, tornou-se necessária produção de alimentos em quantidades cada vez maiores.
Os produtos agrícolas, como os cereais, os frutos, os legumes e as verduras, são, sem dúvida, os que mais contribuem para garantir boa variedade dos nutrientes indispensáveis a nosa saúde.Assim, a agriculura, que é uma atividade realizada no solo, busca continuamente novas tecnologias e procedimentos para obter maior produtividade.
As boas colheitas dependem não só da qualidade do solo, mas também de seu cuidadoso preparo e de sua preservação.Tudo o que for possível fazer para melhorar as relações planta-solo resultará em aumento da produção agrícola.Assim, a aração, a irrigação, a adubação, as técnicas de plantio e de colheita são atividades importantes na boa utilização dos solos.
O trabaho inicial do agricultor é escolher o tipo de solo, preparando-o para o cultivo.Faz-se então a aração, que consiste em remexer a camada superficial, compacta, cortando-a com lâminas metálicas, adaptadas a animais tratores.Isso torna o solo mais fofo, permeável, com bom arejamento e, portanto, mais adequado para a germinação das sementes o crescimento das raízes.
O solo bom para o cultivo deve ser profundo, úmido, rico em matéria orgânica(húmus) e pouco ácido, pois uma grande taxa de substâncias ácidas prejudica as plantas.

Um comentário:

Carol Cabral disse...

Olha o texto fico bom so que nao expecifica o solo!
mais fico otimo